SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Desfechos de acidentes de trabalho com exposição a agente biológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

BARRETO, Gláucia Siqueira; VANDERLEI, Franciele Marques; VANDERLEI, Luiz Carlos M.  e  GARNER, David M.. Risk appraisal by novel chaotic globals to HRV in subjects with malnutrition. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.3, pp. 243-248. ISSN 0104-1282.

O objetivo deste estudo é avaliar o risco de doenças dinâmicas em crianças desnutridas. Isto é feito por meio da aplicação de novas técnicas caóticas globais para os intervalos R-R do ECG. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é uma ferramenta de baixo custo e não-invasiva que mensura os impulsos autonômicos. Na desnutrição ocorreu uma diminuição na resposta caótica da VFC. Setenta crianças foram divididas em grupos iguais e a VFC foi monitorada por 20 a 25 minutos. O parâmetro caótico avançado (CFP), que utiliza os três parâmetros caóticos globais é o algoritmo mais robusto. Estes três parâmetros são: alta entropia espectral (hsEntropia), análise da alta flutuação depurada espectral (hsDFA) e método espectral multi-taper (sMTM). hsEntropia é uma função da irregularidade da amplitude e frequência dos picos dos espectros de potência. É obtida pela aplicação da entropia de Shannon ao método multi-taper do espectro de potência. Para derivar hsDFA calculamos a adaptação espectral exatamente da mesma forma que para o hsEntropia utilizando um método adaptativo multi-taper do espectro de potência com as mesmas configurações; mas, em vez da entropia de Shannon, o DFA é o algoritmo aplicado. sMTM é a área entre o método multi-taper do espectro de potência e a linha de base. Foi utilizado o teste de normalidade de Anderson-Darling e Lilliefors. Para análise estatística foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis com nível de significância de p<0.01. A análise de Componentes Principais (PCA) identificou dois componentes que representam 100% da variância total. Desequilíbrio autonômico mensurado pela VFC e um aumento do risco cardiovascular são descritos em crianças com excesso de peso, bem como para desnutridos e indivíduos com anorexia nervosa. A relação entre a desnutrição e as medidas de complexidade é útil na avaliação do risco de doenças dinâmicas associadas com a condição. Isto fornece suporte no tratamento, auxiliando na determinação do nível de intervenção dietética ou farmacológica especialmente em relação às doenças dinâmicas.

Palavras-chave : desnutrição; dinâmica não linear; método multi-taper; variabilidade da frequência cardíaca.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )