SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Risk appraisal by novel chaotic globals to HRV in subjects with malnutritionO fazer de profissionais no contexto da educação em saúde: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MACHI JUNIOR, Amaury et al. Desfechos de acidentes de trabalho com exposição a agente biológico. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.3, pp. 249-254. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: No processo de trabalho existem vários riscos que os trabalhadores estão submetidos sendo que alguns riscos ocupacionais se apresentam de forma invisível. As exposições ocupacionais a material biológico entre os trabalhadores de saúde, envolvendo objetos perfurocortantes são elevadas. A Biossegurança é parte integrante da Segurança e da Higiene do Trabalho. O risco de contaminação por material biológico é inerente a qualquer categoria exposta a ele, porém, varia de acordo com as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores. OBJETIVO: caracterizar os desfechos de acidentes de trabalho com exposição a agente biológico entre trabalhadores na Região do ABC Paulista. MÉTODO: trata-se de estudo descritivo por amostra de conveniência em três municípios do Grande ABC, a saber: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. As fontes de dados foram as 47 fichas de notificação de acidentes com material biológico, ocorridos na região do grande ABC, no ano 2012. Os dados foram processados e tabulados no programa de estatística SPSS 19. Utilizou-se das fichas de notificação e obteve-se o perfil dos trabalhadores acidentados e caraterísticas do acidente, de acordo com as variáveis sexo, idade, município de residência, profissão, ocupação, tipo de exposição, material envolvido, circunstância do acidente e agente causador, uso de equipamento de proteção individual (EPI), bem como o preenchimento da comunicação de acidente de trabalho (CAT). RESULTADOS: A ocorrência de acidentes com materiais perfurocortantes foi relacionada à manipulação frequente desses objetos e ao comportamento dos profissionais que utilizam práticas que oferecem riscos de acidentes com agulhas, tais como o descarte inadequado de objetos perfurocortantes. CONCLUSÃO: o principal causa de acidentes foi com material perfurocortante, sendo que o sexo feminino foi predominante (70,2%) e a equipe de enfermagem foi a que teve maior incidência (63,8%).

Palavras-chave : exposição ocupacional a agentes biológicos; acidentes de trabalho; saúde do trabalhador; acidentes perfuro cortantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )