SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Desfechos de acidentes de trabalho com exposição a agente biológicoA ecologia do desenvolvimento motor de escolares litorâneos do nordeste do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

BEZERRA, Italla Maria Pinheiro et al. O fazer de profissionais no contexto da educação em saúde: uma revisão sistemática. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.3, pp. 255-262. ISSN 0104-1282.

Descrever as práticas educativas realizadas por profissionais de saúde tomando como referência o modelo da promoção da saúde. Trata-se de revisão sistemática realizada a partir da busca de artigos nas bases de dados: Medline, Lilacs e Scielo, considerando o período de 2003 a 2013. A busca foi realizada por meio do método integrado, utilizando-se os termos: promoção da saúde, educação em saúde e vivências. Diante os resultados foi possível evidenciar a importância da realização de vivências de educação em saúde em diferentes contextos: atenção primária, hospitalar e escolar, com diversos temas e metodologias adotadas. No entanto, embora essas vivências tenham sido implementadas, em sua maioria, com vista à promoção da saúde, destacando elementos como autonomia, empoderamento e tomada de decisão, perceberam-se ainda ações de educação em saúde normativas, o que fragilizam o processo de empoderamento dos indivíduos.

Palabras clave : promoção da saúde; educação em saúde; vivências.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )