SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Professional activity in the context of health education: a systematic reviewPrevalence and factors associated with depression in medical students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

NOBRE, Francisco Salviano Sales; COUTINHO, Mônia Tainá Cambruzzi  and  VALENTINI, Nadia Cristina. A ecologia do desenvolvimento motor de escolares litorâneos do nordeste do Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.3, pp. 263-273. ISSN 0104-1282.

FUNDAMENTAÇÃO: a prevalência de atrasos motores (AM) em escolares é um fenômeno intercultural que atua principalmente em crianças desfavorecidas socioeconomicamente. OBJETIVO: avaliar a proficiência motora (PM) de escolares da rede pública do Ensino Fundamental I de um município litorâneo da Região Nordeste do Brasil e interpretar o mesmo à luz do Modelo Bioecológico. MÉTODO: trata-se de um estudo de abordagem mista, qualitativo e quantitativo. A parte quantitativa do trabalho fez uso do Test of Gross Motor Development Edition 2 para avaliar o desempenho motor nas habilidades motora fundamentais de 104 crianças com idades entre 7 e 10 anos, 56 meninos (8,2 ± 1,0 anos) e 48 meninas (8,3 ± 0,9 anos). Para parte qualitativa, o pesquisador inseriu-se ecologicamente no contexto e fez uso de observação assistemática não participante e entrevistas a 7 Representantes de Pais, 7 professores de educação física e 11 professoras polivalentes de diferentes escolas. Análise dos dados: os dados qualitativos foram organizados mediante a síntese da análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram tratados por meio de estatística descritiva (média, desvio padrão, distribuição de frequência) e estatística inferencial (Teste t de Student). RESULTADOS: verificou-se que 95,1% das crianças apresentaram AM para habilidades locomotoras e 81,7% para habilidades manipulativas, com maior prejuízo para o sexo feminino nas habilidades manipulativas (p < 0,001). A análise dos dados qualitativos à luz do Modelo Bioecológico sugerem que os AM podem ser explicados pela ausência de estruturas físicas e recursos materiais nas escolas, mas, principalmente, pela falta de oportunidades, baixa capacitação docente, e pela inexistência de uma proposta pedagógica para promover a PM tanto nas escolas como nos projetos sociais esportivos. Ainda, o Modelo Bioecológico permitiu constatar que a PM interfere na forma como a criança se relaciona com o contexto. CONCLUSÃO: Infere-se que em curto prazo, parte da solução do problema pode está na articulação das ações do exossistema (Secretarias Governamentais do Município) e, que em longo prazo faz-se necessário alterações no macrossistema (Legislação Educacional) que garanta aos microssistemas (escolas e projetos sociais esportivos) possibilidades de promover a PM das crianças.

Keywords : desenvolvimento humano; desempenho motor; habilidades motoras; atrasos motores; modelo bioecológico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )