SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Eficácia do programa nacional de suplementação de Ferro no controle de Anemia em lactentes assistidos em centros de educaçao infantilValidade de software para medição do tempo de reação total com estímulo simples - TRT_S índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

LEONE, Claudio; NASCIMENTO, Viviane Gabriela; SILVA, Janaína Paula Costa da  e  BERTOLI, Ciro João. Razão cintura/estatura: marcador de alteração nutricional em pré-escolares. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.3, pp. 289-294. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a prevalência de obesidade no Brasil está progressivamente aumentando entre crianças. Em obesos a concentração de gordura na região abdominal é um marcador preditivo de futuros agravos à saúde. Dentre os indicadores de adiposidade central, a razão cintura-estatura (RCE) tem se mostrado mais sensível na predição de futuros riscos à saúde do que a circunferência da cintura isolada. OBJETIVO: analisar a relação entre a RCE e a classificação do estado nutricional em pré-escolares. MÉTODO: estudo transversal, com 711 pré-escolares de creches municipais de Taubaté, SP. A amostragem foi probabilística tendo como unidade amostral a creche. Peso, estatura e circunferência da cintura de cada criança foram medidos. Para classificar as crianças com excesso de peso (risco de sobrepeso, sobrepeso ou obesidade), ou com sobrepeso ou obesidade foram utilizados os pontos de corte do escore Z de Índice de Massa Corpórea (zIMC) propostos pelo Ministério da Saúde (2009), a partir do referencial da Organização Mundial de Saúde (2006). Os dados foram analisados por curvas ROC (Receiver Operator Curve). RESULTADOS: a área sob a curva (AUC) da RCE para excesso de peso foi de 0,851 (p<0,0001), e para sobrepeso ou obesidade juntos foi de 0,886 (p<0,0001). Valores de 0,52 e 0,54 da RCE foram os pontos de corte de otimização da relação Sensibilidade/Especificidade respectivamente para excesso de peso ou sobrepeso ou obesidade. CONCLUSÃO: a razão cintura-estatura é um instrumento útil na atenção básica à saúde de crianças em início da idade pré-escolar, para a avaliação do estado nutricional e também da adiposidade central.

Palavras-chave : circunferência da cintura; obesidade; sobrepeso; adiposidade; pré-escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )