SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Waist/height ratio: a marker of nutritional alteration in preschool children"The copenhagen Neck Functional disability scale - CNFDS: translation and cultural adaptation to Brazilian Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

CROCETTA, Tânia Brusque et al. Validade de software para medição do tempo de reação total com estímulo simples - TRT_S. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.3, pp. 295-303. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Determinar a validade do software TRT_S2012 na avaliação do tempo de reação total (TRT) simples visual (TRTSimples) e na fadiga mental a partir do TRT (TRTFadiga). MÉTODOS: Aplicou-se três validações: a) concorrente, para determinar a correlação entre os Softwares TRT_S2012 e Vienna Test System (VTS); b) de conteúdo, com uma amostra de adultos; e c) mecânica, usando um robô que executa um movimento mecânico respondendo a um estímulo luminoso. Participaram do estudo 216 adultos jovens, estudantes universitários com idades entre 17 e 45 anos (x = 24,0 + 6,0) e um robô. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial para o desempenho no TRT obtido pelos adultos jovens e pelo robô nos dois softwares. RESULTADOS: O coeficiente de correlação intraclasse do TRT dos adultos jovens apresentou forte correlação entre TRTSimples e o VTS (R=0,72). Para o TRTFadiga, a correlação foi intermediária (R=0,56) para identificação do estímulo inicial e baixa (R=0,35) para o final, quando comparado ao VTS. Os tempos obtidos para o robô apresentaram desvio padrão semelhantes, variando 0,5ms (em média) entre o maior e o menor. O erro padrão da média variou de 0,23 a 0,28 indicando boa precisão para todas as medidas. As distribuições foram homogêneas variando de 8,2 a 9,7%. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos confirmaram a validade do Software TRT_S2012, sendo um teste cognitivo fidedigno, podendo ser aplicado em adultos jovens, para medição do TRT simples com estímulo visual e para avaliação da influência da fadiga mental a partir do TRT. Porém os atrasos causados pelo recurso computacional utilizado devem ser considerados e medidos com um recurso como o robô. Conclui-se que o software TRT_S2012 é valido para avaliar o TRT e a fadiga cognitiva em adultos saudáveis.

Keywords : tempo de reação; fadiga mental; software.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )