SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Escala funcional de incapacidade do pescoço de copenhagen: tradução e adaptação cultural para o português brasileiroFatores associados ao atraso no desempenho motor de recém-nascidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SALVADOR, Cristina Carpentieri Zollner; KITOKO, Pedro Makumbundu  e  GAMBARDELLA, Ana Maria Dianezi. Estado nutricional de crianças e adolescentes: fatores associados ao excesso de peso e acúmulo de gordura. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.3, pp. 313-319. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: estimar as prevalências e identificar os fatores associados ao estado nutricional de indivíduos de 8 a 17 anos matriculados em escolas de 3 regiões administrativas do município de Vitória. MÉTODO: avaliou-se o estado nutricional de 400 alunos a partir de um estudo transversal. Testou-se a associação entre o sobrepeso e o acúmulo de gordura na cintura com as variáveis: estágio de maturação sexual, nível socioeconômico, número de irmãos, IMC materno e atividade física. Considerou-se em déficit de estatura os indivíduos com índice estatura/idade < -2 escores z do valor mediano da população de referência, em déficit de peso aqueles com Índice de Massa Corporal (IMC) < percentil 5 e com sobrepeso IMC e" percentil 85. Para o perímetro da cintura, adotou-se como parâmetro o percentil e" 90 da população britânica. RESULTADOS: encontrou-se prevalência de 4,0% de déficit de estatura, 4,8% de déficit de peso, 21,3% de sobrepeso e 27,3% de acúmulo de gordura na cintura. No modelo de regressão linear múltipla as variáveis associadas ao sobrepeso foram maturação sexual em estágio inicial e intermediário, IMC materno e"25kg/m2 e maior renda. Para acúmulo de gordura na cintura as variáveis associadas foram IMC materno e"25kg/m2, maior renda, menores de 14 anos e sedentarismo e"28 horas/semana. CONCLUSÕES: observou-se baixa prevalência de déficit nutricional e elevada de sobrepeso e acúmulo de gordura na cintura, apresentando maior razão de prevalência entre os indivíduos com maior renda, com mães que apresentaram sobrepeso, nos estágios de maturação sexual inicial ou intermediária, menores de 14 anos e sedentários.

Palavras-chave : estado nutricional; maturação sexual; déficit de estatura; sobrepeso; obesidade abdominal; adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )