SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Testimony without harmful effects: full protection of the child victim of intrafamilial sexual abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

LINO, Helena da Costa  and  DINIZ, Simone G.. "Cuide das roupinhas que do parto cuido eu" - comunicação entre profissionais e pacientes e decisões sobre a via de parto no setor privado em São Paulo, Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2015, vol.25, n.1, pp. 117-124. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/JHGD.96825.

A assistência ao parto no setor privado brasileiro se caracteriza por altos índices de cesáreas e intervenções invasivas no parto, contradizendo recomendações sobre segurança e qualidade das ações. Buscamos entender como profissionais e pacientes se comunicam sobre riscos e benefícios das intervenções, e tomam decisões, na era da internet. Entrevistamos 28 profissionais e usuárias do setor privado em São Paulo, incluindo aqueles que chamaremos de "típicos" e "atípicos" do quadro nacional. A comunicação sobre procedimentos entre pacientes "típicas" foi escassa, enviesada ou ativamente bloqueada, tendendo a reforçar uma atitude comportada. As pacientes "atípicas" buscaram mais informações dos profissionais e grupos de pares, e usaram mais recursos da internet (listas de discussão, sites de evidências e bancos de narrativas). A disponibilidade destas informações permite que mais mulheres busquem um cuidado alinhado com seus valores e noções de direito, frequentemente confrontando a autoridade médica, criando novas necessidades a serem (ou não) satisfeitas.

Keywords : parto normal; cesárea; saúde suplementar; satisfação com o cuidado; gênero.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )