SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Depoimento sem dano: proteção integral da criança vítima de abuso sexual intrafamiliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

LINO, Helena da Costa  e  DINIZ, Simone G.. "Cuide das roupinhas que do parto cuido eu" - comunicação entre profissionais e pacientes e decisões sobre a via de parto no setor privado em São Paulo, Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2015, vol.25, n.1, pp. 117-124. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/JHGD.96825.

A assistência ao parto no setor privado brasileiro se caracteriza por altos índices de cesáreas e intervenções invasivas no parto, contradizendo recomendações sobre segurança e qualidade das ações. Buscamos entender como profissionais e pacientes se comunicam sobre riscos e benefícios das intervenções, e tomam decisões, na era da internet. Entrevistamos 28 profissionais e usuárias do setor privado em São Paulo, incluindo aqueles que chamaremos de "típicos" e "atípicos" do quadro nacional. A comunicação sobre procedimentos entre pacientes "típicas" foi escassa, enviesada ou ativamente bloqueada, tendendo a reforçar uma atitude comportada. As pacientes "atípicas" buscaram mais informações dos profissionais e grupos de pares, e usaram mais recursos da internet (listas de discussão, sites de evidências e bancos de narrativas). A disponibilidade destas informações permite que mais mulheres busquem um cuidado alinhado com seus valores e noções de direito, frequentemente confrontando a autoridade médica, criando novas necessidades a serem (ou não) satisfeitas.

Palavras-chave : parto normal; cesárea; saúde suplementar; satisfação com o cuidado; gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )