SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Influence of short-term training on the distal adjustments of reaching in preterm infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

ALTAFIM, Elisa Rachel Pisani  and  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Práticas educativas maternas no primeiro ano de vida. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2015, vol.25, n.3, pp. 257-262. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.105999.

As estratégias utilizadas pelos pais na educação e cuidados dos filhos possuem uma função primordial no desenvolvimento e saúde infantil. A presente pesquisa pretendeu descrever e analisar as práticas educativas maternas no primeiro ano de vida. Participaram da pesquisa 250 mães com filhos no primeiro ano de vida, de um a 12 meses de idade, nas quais foi aplicado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês. Os resultados revelaram que as mães utilizam-se com frequência da prática parental positiva Monitoria Positiva, no entanto as práticas negativas, também são presentes no repertório das participantes, principalmente a prática Disciplina Relaxada. Como a maioria das práticas negativas ainda não são freqüentes no repertório comportamental das mães, esta fase seria portanto, um ótimo momento para a realização de intervenções preventivas que visem aprimorar o relacionamento mãe-criança, e consequentemente atuar na prevenção e promoção da saúde e do desenvolvimento.

Keywords : práticas educativas; comportamento materno; relação mãe-criança; primeiro ano de vida; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License