SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Influence of short-term training on the distal adjustments of reaching in preterm infants índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ALTAFIM, Elisa Rachel Pisani  e  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Práticas educativas maternas no primeiro ano de vida. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2015, vol.25, n.3, pp. 257-262. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.105999.

As estratégias utilizadas pelos pais na educação e cuidados dos filhos possuem uma função primordial no desenvolvimento e saúde infantil. A presente pesquisa pretendeu descrever e analisar as práticas educativas maternas no primeiro ano de vida. Participaram da pesquisa 250 mães com filhos no primeiro ano de vida, de um a 12 meses de idade, nas quais foi aplicado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês. Os resultados revelaram que as mães utilizam-se com frequência da prática parental positiva Monitoria Positiva, no entanto as práticas negativas, também são presentes no repertório das participantes, principalmente a prática Disciplina Relaxada. Como a maioria das práticas negativas ainda não são freqüentes no repertório comportamental das mães, esta fase seria portanto, um ótimo momento para a realização de intervenções preventivas que visem aprimorar o relacionamento mãe-criança, e consequentemente atuar na prevenção e promoção da saúde e do desenvolvimento.

Palavras-chave : práticas educativas; comportamento materno; relação mãe-criança; primeiro ano de vida; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License