SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Análise das dificuldades relacionadas ao seguimento de condutas terapêuticas do adolescente com diabetes mellitus tipo 1Por que as mulheres no setor privado têm gestações mais curtas no Brasil?: Desvio à esquerda da idade gestacional, cesárea e inversão da disparidade esperada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BRANCO, Alan T.. The evolution of genetics to genomics. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp. 28-32. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.113710.

O desenvolvimento das civilizações e a tecnologia de melhoramento genético de culturas e animais têm sido controlados pelos seres humanos por mais de 10.000 anos. Apesar do termo "Genética" ter começado a ser utilizado há poucos séculos, a sua prática é antiga e responsável pelo progresso da sociedade humana ao ponto que vivemos atualmente. Os recentes avanços neste campo começaram com as teorias sobre evolução, desenvolvimento de modelos matemáticos para prever características de interesse e estudos a nível celular. A explosão de conhecimento na genética que tem ocorrido nas últimas décadas associada aos avanços da internet e computadores levaram ao surgimento de um novo campo dentro da genética: genômica. Neste texto são discutidos a transição da genética à genômica e alguns dos principais fatores responsáveis por este progresso. Atualmente a genômica faz parte de vários estudos que envolvem ciências da vida e os resultados obtidos estão levando a extraordinarias descobertas acerca da precisa regulação dos genomas; estes achados têm sido cruciais para entender doenças humanas e para o desenvolvimento de tratamentos médicos personalizados e mais precisos.

Palavras-chave : desenvolvimento; modelos matemáticos; genética; genomas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License