SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Why do women in the private sector have shorter pregnancies in Brazil?: Left shift of gestational age, caesarean section and inversion of the expected disparityMotor performance in Kaingang indigenous children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

OLIVEIRA, Caroline de et al. Fatores associados ao desenvolvimento global aos 4 e 8 meses de idade corrigida de crianças nascidas prematuras. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp. 41-47. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.110024.

INTRODUÇÃO: Os grandes avanços na assistência perinatal resultaram em maior sobrevida de recém-nascidos com peso ao nascimento cada vez mais baixo. No entanto, essas crianças têm elevado risco de apresentar alterações no desenvolvimento. OBJETIVO: Analisar a relação entre as variáveis perinatais e o desenvolvimento global de crianças prematuras aos quatro e oito meses de idade corrigida. MÉTODO: Estudo longitudinal coorte prospectivo em que foram acompanhadas 91 crianças nascidas prematuras com idade gestacional (IG) igual ou abaixo de 34 semanas. As crianças foram avaliadas aos quatro e aos oito meses pelas escalas cognitiva, de linguagem e motora do Bayley Scales of Infant Development III. RESULTADOS: O peso ao nascimento e a displasia broncopulmonar foram identificados como fatores para a permanencia no atraso no desenvolvimento global. A intervenção após encaminhamento foi identificado como fator para a melhora no desenvolvimento. CONCLUSÃO: O peso ao nascimento abaixo de 1.000 gramas e a displasia broncopulmonar foram os principais fatores preditivos para o atraso no desenvolvimento. A intervenção sistemática foi fator preditivo para a melhora no desenvolvimento.

Keywords : Prematuro; Desenvolvimento Infantil; Fatores de Risco.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License