SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Communicative indicators, motor and cognitive development of hearing-impaired childrenOverweight and low height in children of urban, rural and indigenous communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

ALMEIDA, Patrícia Casagrande Dias de et al. Perfil lipídico em escolares de Vitória - Brasil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp. 61-66. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.110989.

INTRODUÇÃO: A prevalência crescente da obesidade é atualmente considerado o distúrbio nutricional mais importante. Caracteriza-se, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia mundial nos países em desenvolvimento e desenvolvidos. Numa forma associada, há um aumento da prevalência da dislipidemia. Com o objetivo de melhorar a situação actual e prevenir a progressão da epidemia, a Academia Americana de Pediatria reforçou recentemente a necessidade de triagem de colesterol em crianças com sobrepeso com idade superior a dois anos. OBJETIVO: Determinar o perfil sobrepeso e lipídico em crianças com idade entre seis e nove anos. MÉTODO: Estudo descritivo, transversal com crianças de Vitória, ES. Para a classificação nutricional do Z-score> + 1 SD índice para idade de massa corporal (segundo a OMS / 2007) foi utilizada; para o perfil lipídico as Diretrizes Prevenção da Aterosclerose na Infância foram utilizados. As medidas antropométricas (peso, altura, circunferência da cintura e dobra cutânea tricipital) seguiu as técnicas padrão descritas pela OMS. Os dados foram as frequências (SD) absolutos, relativos e média e a associação entre, perfil lipídico excesso de peso e outras variáveis organizados e analisados usando SPSS, versão 8.5 e calculada é adotado como significativo quando p <0,05. RESULTADOS: A amostra foi composta por um total de 511 crianças de ambos os sexos (46,7% do sexo masculino), com idade média de 101,6 ± 11,1 meses. O excesso de peso foi encontrado em 197 (38,5%) crianças: Excesso de peso em 71 (13,9%) e obesidade em 126 (24,6%). O colesterol total foi elevada em 167 (32,7%) eram como níveis elevados de LDL-C (136-27%). Triglicéridos elevados foram encontrados em 21 participantes (4,1%). associação significativa foi encontrada entre a circunferência da cintura e níveis elevados de triglicéridos (p = 0,019) e HDL-C (p = 0,033). CONCLUSÃO: O excesso de peso da amostra investigada é considerada alta e seus efeitos sobre a saúde são importantes, com um colesterol total aumentou mais de 32%. Os altos níveis de HDL-C são fatores de proteção para a doença cardíaca coronária, embora o perfil lipídico tinha sido mudado.

Keywords : dislipidemias; criança; obesidade pediátrica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License