SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Indicadores comunicativos, motores e cognitivos do desenvolvimento de crianças deficientes auditivasExcesso de peso e baixa estatura em crianças de comunidades urbana, rural e indígena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ALMEIDA, Patrícia Casagrande Dias de et al. Perfil lipídico em escolares de Vitória - Brasil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp. 61-66. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.110989.

INTRODUÇÃO: A prevalência crescente da obesidade é atualmente considerado o distúrbio nutricional mais importante. Caracteriza-se, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia mundial nos países em desenvolvimento e desenvolvidos. Numa forma associada, há um aumento da prevalência da dislipidemia. Com o objetivo de melhorar a situação actual e prevenir a progressão da epidemia, a Academia Americana de Pediatria reforçou recentemente a necessidade de triagem de colesterol em crianças com sobrepeso com idade superior a dois anos. OBJETIVO: Determinar o perfil sobrepeso e lipídico em crianças com idade entre seis e nove anos. MÉTODO: Estudo descritivo, transversal com crianças de Vitória, ES. Para a classificação nutricional do Z-score> + 1 SD índice para idade de massa corporal (segundo a OMS / 2007) foi utilizada; para o perfil lipídico as Diretrizes Prevenção da Aterosclerose na Infância foram utilizados. As medidas antropométricas (peso, altura, circunferência da cintura e dobra cutânea tricipital) seguiu as técnicas padrão descritas pela OMS. Os dados foram as frequências (SD) absolutos, relativos e média e a associação entre, perfil lipídico excesso de peso e outras variáveis organizados e analisados usando SPSS, versão 8.5 e calculada é adotado como significativo quando p <0,05. RESULTADOS: A amostra foi composta por um total de 511 crianças de ambos os sexos (46,7% do sexo masculino), com idade média de 101,6 ± 11,1 meses. O excesso de peso foi encontrado em 197 (38,5%) crianças: Excesso de peso em 71 (13,9%) e obesidade em 126 (24,6%). O colesterol total foi elevada em 167 (32,7%) eram como níveis elevados de LDL-C (136-27%). Triglicéridos elevados foram encontrados em 21 participantes (4,1%). associação significativa foi encontrada entre a circunferência da cintura e níveis elevados de triglicéridos (p = 0,019) e HDL-C (p = 0,033). CONCLUSÃO: O excesso de peso da amostra investigada é considerada alta e seus efeitos sobre a saúde são importantes, com um colesterol total aumentou mais de 32%. Os altos níveis de HDL-C são fatores de proteção para a doença cardíaca coronária, embora o perfil lipídico tinha sido mudado.

Palavras-chave : dislipidemias; criança; obesidade pediátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License