SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Excesso de peso e baixa estatura em crianças de comunidades urbana, rural e indígenaInfluência da diabetes na função autonômica de crianças: análise por meio dos índices geométricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MONTORO, Ana Paula Pietro Nobre et al. Concurrent validation of the MABC-2 and Developmental Coordination Disorder Questionnaire-BRValidação concorrente do MABC-2 com o Developmental Coordination Disorder Questionnaire-BR. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp. 74-80. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.110421.

INTRODUÇÃO: o Movement Assessment Battery for Children, Segunda Edição (MABC-2) vem sendo amplamente utilizado na literatura nacional para diagnóstico do transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). PROBLEMA: A relação do MABC-2 com o instrumento padrão ouro para o TDC, a versão brasileira do Developmental Coordinatiom Disorder Questionnaire (DCDQ-BR) não está bem consolidada, apresentando controvérsias. OBJETIVO: o objetivo do presente estudo foi testar o nível de congruência entre o teste motor do MABC-2 com o DCDQ-BR. MÉTODO: o processo de validação concorrente ocorreu com a participação de 350 escolares, na faixa etária de 7 a 11 anos de idade, dos municípios da grande Florianópolis-SC e Manaus-AM e seus respectivos pais ou responsáveis. A concordância entre os instrumentos foi verificada por meio do teste de correlação de Spearman e regressão linear simples no programa estatístico SPSS versão 20.0, considerando um nível de significância de 5%. RESULTADOS: Foi verificada uma associação entre as escalas dos dois instrumentos de medida. CONCLUSÃO: O estudo mostrou evidências de validação concorrente entre o MABC-2 e o DCDQ-BR sugerindo que o MABC-2 pode ser usado como um indicativo do transtorno do desenvolvimento da coordenação.

Palavras-chave : validação; MABC-2; DCDQ-BR; desempenho motor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License