SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Concurrent validation of the MABC-2 and Developmental Coordination Disorder Questionnaire-BRComportamentos suicidas em adolescentes do sul do Brasil: Prevalência e características correlatas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GIACON, Thais Roque et al. Influência da diabetes na função autonômica de crianças: análise por meio dos índices geométricos. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp. 81-87. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.113728.

INTRODUÇÃO: A diabetes mellitus tipo 1 tem sido apontada como uma das doenças não transmissíveis mais comum entre as crianças, apresentando como uma de suas complicações mais frequente a disfunção autonômica diabética, entretanto, pouco são os estudos que avaliam a modulação autonômica por meio da variabilidade da frequência cardíaca em crianças diabéticas. OBJETIVOS: Analisar os efeitos da modulação autonômica cardíaca em crianças com diabetes mellitus tipo 1. MÉTODOS: Foram analisados dados de 36 crianças, de ambos os sexos, as quais foram divididas em dois grupos, sendo 13 (11,62 ± 2,18) com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1 e 23 (11,04 ± 1,02) sem a patologia. Inicialmente foram coletados os dados pessoais, peso, altura, frequência cardíaca e pressão arterial. Posteriormente, para análise da modulação autonômica, a frequência cardíaca foi captada batimento a batimento por meio de um cardiofrequencímetro na posição supina por 30 minutos. Para análise da modulação autonômica foram calculados os índices geométricos (RRtri, TINN, plot de Ponincaré). Teste t de Student para dados paramétricos ou o teste de Mann-Whitney para dados não paramétricos, com nível de significância de 5%, foram utilizados para comparação entre os grupos. RESULTADOS: Os resultados obtidos apontam redução do RRtri, TINN, SD1 e SD2 nas crianças diabéticas. A razão SD1/SD2 foi semelhante entre os grupos. Na análise qualitativa do plot de Poincaré crianças com diabetes mellitus tipo 1 apresentaram uma figura com menor dispersão dos pontos quando comparado ao das crianças controle. CONCLUSÃO: Crianças com diabetes mellitus tipo 1 apresentam redução de variabilidade global e da atividade parassimpática.

Palavras-chave : diabetes mellitus tipo 1; crianças; sistema nervoso autônomo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License