SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Influência da diabetes na função autonômica de crianças: análise por meio dos índices geométricosSaúde de Minorias Sexuais do Nordeste Brasileiro: Representações, Comportamentos e Obstáculos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ALVES JUNIOR, Carlos Alencar Souza; NUNES, Heloyse Elaine Gimenes; GONCALVES, Eliane Cristina de Andrade  e  SILVA, Diego Augusto Santos. Comportamentos suicidas em adolescentes do sul do Brasil: Prevalência e características correlatas. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp. 88-94. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.113733.

INTRODUÇÃO: O suicídio refere-se ao desejo consciente de morrer, sendo que o comportamento suicida é dividido em três etapas (pensamento, planejamento e tentativa de suicídio). OBJETIVO: Estimar a prevalência de pensamento, planejamento e tentativa de suicídio e identificar as características sociodemográficas e de estilo de vida em adolescentes da região sul do Brasil. MÉTODO: Estudo transversal, com 1.132 adolescentes de escolas públicas de São José, Santa Catarina, Brasil, com idade de 14 a 19 anos. O pensamento, planejamento e tentativa de suicídio foram avaliados por três diferentes perguntas, retiradas do questionário Youth Risk Behavior Survey (YRBS). As variáveis independentes analisadas foram sexo, idade, cor da pele, nível econômico, qualidade do sono, percepção do peso corporal, nível de atividade física e ingestão de bebida alcoólica. RESULTADOS: A prevalência de pensamento, planejamento e tentativa de suicídio foram respectivamente, 13,8%, 10,5% e 5,5%. Tanto na análise bruta quanto na ajustada, os adolescentes mais novos (14-16 anos) tinham a característica de terem pensamento suicida. Adolescentes que não dormiam bem tinham característica de terem pensamento, planejamento e tentativa suicida. Por fim, os adolescentes com percepção inadequada do peso corporal tinham a característica de terem pensamento suicida. CONCLUSÃO: Adolescentes com pensamento suicida apresentavam característica de serem mais novos e terem percepção inadequada do peso corporal. Um a cada dez adolescentes pensou e planejou suicídio. Em relação à tentativa suicida, a proporção foi menor que um. Ademais, os adolescentes acometidos por pensamento, planejamento e tentativa suicida, apresentavam a caracaterística de não dormir bem.

Palavras-chave : suicídio; ideação suicida; adolescente; estudos transversais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License