SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Comportamentos suicidas em adolescentes do sul do Brasil: Prevalência e características correlatasO traumático na perspectiva de cuidadoras de crianças vítimas de violência familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GARCIA, Cíntia de Lima; ALBUQUERQUE, Grayce Alencar; DREZETT, Jefferson  e  ADAMI, Fernando. Saúde de Minorias Sexuais do Nordeste Brasileiro: Representações, Comportamentos e Obstáculos. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp. 95-100. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.110985.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais (RS) das desigualdades na saúde e grandes, obstáculos e desafios vividos por lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e sobre o acesso aos serviços de saúde. MÉTODO: pesquisa qualitativa foi realizada com um grupo de minorias sexuais recrutados por meio da técnica de bola de neve. Os dados foram organizados de acordo com Bardin e analisados sob a perspectiva da SR. RESULTADOS: Doze gays, nove travestis, seis lésbicas e bissexuais três participaram. A maioria acreditava saúde para ser a ausência de doença e indicou a vulnerabilidade do grupo para as doenças sexualmente transmissíveis. A busca por serviços de saúde foi motivada por sintomas patológicos ou rastreio de doenças sexualmente transmissíveis. As dificuldades estavam relacionadas com as deficiências dos serviços de saúde sobre o preconceito. CONCLUSÕES: A população de estudo apresentou representações de saúde reducionistas, procuraram os serviços de saúde sob a perspectiva curativa e enfrentou desafios / obstáculos no acesso aos serviços de saúde.

Palavras-chave : saúde minoria; homossexualidade; doenças sexualmente transmissíveis; as desigualdades na saúde; preconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License