SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Saúde de Minorias Sexuais do Nordeste Brasileiro: Representações, Comportamentos e ObstáculosAspectos biopsicossociais em escolares com atraso no desenvolvimento motor: um estudo longitudinal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

CUNHA, Maiara Pereira  y  BORGES, Lucienne Martins. O traumático na perspectiva de cuidadoras de crianças vítimas de violência familiar. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp. 101-111. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.113786.

INTRODUÇÃO: A criança exposta a eventos de risco pode vir a desenvolver problemas de saúde mental, como, por exemplo, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Um dos eventos estressores que pode ocasionar o TEPT é a violência familiar OBJETIVOS: Descrever os eventos traumáticos, identificar a frequência do Transtorno de Estresse Pós-Traumático e os sintomas encontrados em crianças vítimas de violência sob a perspectiva das mães e madrastas. MÉTODO: Utilizou-se a entrevista clínica Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged-Children and Lifetime Version (K-SADS-PL) com os responsáveis e com as crianças, sendo que a entrevista semiestruturada foi feita apenas com os responsáveis. Os dados extraídos da entrevista clínica K-SADS-PL foram organizados no Microsoft Excel, já para a análise dos dados da entrevista semiestruturada, utilizou-se o software Atlas/Ti 5.0. RESULTADOS: Participaram 20 sujeitos, 10 crianças entre seis e 12 anos de idade e 10 responsáveis. Predominou a composição familiar composta e o tipo de violência que sobressaiu foi a psicológica. Das 10 crianças que fizeram parte da pesquisa, três apresentaram diagnóstico de TEPT e quatro delas demonstraram sintomas, apesar de não fecharam todos os critérios de diagnósticos para o transtorno. Os eventos traumáticos mais frequentes vividos pelas crianças foram: abuso físico, testemunhar violência doméstica e receber notícias traumáticas. Constatou-se na entrevista semiestruturada o traumático, na percepção dos responsáveis, enquanto perdas e violências às quais as crianças foram expostas. CONCLUSÃO: É premente problematizar e pensar em estratégias de prevenção à violência, assim como pesquisar sobre violência e TEPT nos serviços de saúde mental.

Palabras clave : violência familiar; infância; transtorno de estresse pós-raumático.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License