SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Análise do ciclo da violência doméstica contra a mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

NABIALCZYK-CHALUPOWSKI, Malgorzata. Tracking the origins, defining and quantifying quality of care: Can we reach a consensus?. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 133-138. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119237.

Este editorial apresenta um resumo da narrativa usada nos fundamentos de ensino de gestão da qualidade em saúde para estudantes de medicina e profissionais de saúde com experiência prévia limitada ou negativa no domínio da monitorização e melhoria de qualidade - ou seja, aqueles que acham o tópico seco e desconectado de seu experiência clínica diária, falta de dimensão humana e confusa devido à infinidade de definições de qualidade dos cuidados e a inconsistência considerável da terminologia utilizada na avaliação da qualidade. Afim de remediar o problema, o tema é apresentado através de uma perspectiva histórica do conceito de qualidade como visto ao longo dos tempos - começando na antiguidade, através de iniciativas de controle de qualidade no início do século 20 que se transformaram nas políticas e cultura de gestão da qualidade agora firmemente no século19 e presente em muitos dos domínios contemporâneos do esforço humano. Também está previsto que as ferramentas específicas desenvolvidas neste estudo para fins didáticos (uma nova definição de qualidade dos cuidados e um quadro para a classificação de indicadores de qualidade) podem desempenhar um papel no sentido de incentivar um diálogo mais eficaz entre todos os apaixonados da questão da qualidade da saúde monitorização, avaliação e melhoria.

Palavras-chave : qualidade do cuidado; gerenciamento; ética e cuidado de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License