SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Análise do ciclo da violência doméstica contra a mulherEfeitos de um programa multidisciplinar sobre a modulação autonômica de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

WAJNSZTEJN, Rubens et al. Higuchi fractal dimension applied to RR intervals in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 147-153. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119256.

INTRODUÇÃO: O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um período reduzido de atenção, impulsividade e hiperatividade. O desequilíbrio na função do sistema nervoso autônomo (SNA) tem sido previamente estudado utilizando-se técnicas globais da teoria do caos. OBJETIVO: comparar a função autonômica de crianças com TDAH e controles por meio da análise da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) MÉTODO: 28 crianças com TDAH (22 meninos, com média de idade de 10,0 anos ± 1,9 anos) e 28 controles (15 meninos, com média de idade de 9,9 anos ± 1,8 anos) permaneceram em decúbito dorsal, com respiração espontânea por 20 minutos. A frequência cardíaca foi registrada batimento a batimento e a análise da VFC foi realizada pela técnica de Dimensão Fractal Higuchi. RESULTADOS: TDAH promoveu um aumento na Dimensão Fractal Higuchi. O valor ideal de Kmax foi 10. CONCLUSÃO: O TDAH alterou significantemente a modulação autonômica cardíaca, como demonstrado pela Dimensão Fractal Higuchi da VFC. Assim, pode-se afirmar que crianças com TDAH apresentaram aumento das respostas caóticas neste tipo de análise da modulação autonômica cardíaca.

Palavras-chave : transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; criança; fisiologia fractal; variabilidade da frequência cardíaca; dimensão fractal Higuchi.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License