SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Effects of a multidisciplinary program on autonomic modulation in overweight or obese children and adolescentsRelation between motor perfomance and physical fitness level of schoolchildren author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

GARNER, David M.; VAN LEEUWEN, Peter; GRONEMEYER, Dietrich  and  MOOSAVI, Shakeeb. Assessment of fetal development by HRV and chaotic global techniques. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 162-173. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119258.

INTRODUÇÃO: A freqüência cardíaca fetal e da sua variabilidade durante o curso da gestação têm sido extensivamente pesquisada. A redução global da frequência cardíaca e aumento da VFC fetal está associada com o crescimento fetal e aumento da integração neural. O aumento da complexidade das exigências sobre o sistema cardiovascular conduz a uma maior variação no decurso temporal da frequência cardíaca o que foi mostrado para reflectir-se medidas de complexidade. O objetivo deste trabalho foi investigar medidas de complexidade novos em relação à sua capacidade de quantificar as mudanças ao longo da idade gestacional em fetos individuais de forma consistente e de forma estável. MÉTODO: Foram examinados 215 magnetocardiograms fetais (FMCG), cada um dos 5 min de duração, em 11 fetos durante o segundo e terceiro trimestres (pelo menos 10 conjuntos de dados por feto). A partir do grande consumo determinamos as durações RR batimento fetais. Para cada série temporal 5 min dos intervalos RR então calculada Shannon entropia, alta entropia espectral, alta espectral Destendenciada Análise Flutuação, espectral Multi-Taper Método, bem como o desvio padrão e duas medidas de complexidade comumente utilizados: aproximado Entropia e Amostra Entropia. Para cada medida assunto e HRV, foi realizada análise de regressão em relação à idade gestacional. O coeficiente de determinação R2 foi usada para estimar a "o bem-of-fit", a inclinação da regressão indicou a força do indivíduo dependência da idade gestacional. RESULTADOS: Verificou-se que as novas medidas de complexidade não superar ApEn. CONCLUSÃO: Este estudo agora rejeitou a hipótese de que as medidas de complexidade espectrais superar os aplicados anteriormente.

Keywords : entropia; variabilidade da frequência cardíaca; complexidade; caos; poder espectros.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License