SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Efeitos de um programa multidisciplinar sobre a modulação autonômica de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidadeRelação entre desempenho motor e nível de aptidão física de escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GARNER, David M.; VAN LEEUWEN, Peter; GRONEMEYER, Dietrich  e  MOOSAVI, Shakeeb. Assessment of fetal development by HRV and chaotic global techniques. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 162-173. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119258.

INTRODUÇÃO: A freqüência cardíaca fetal e da sua variabilidade durante o curso da gestação têm sido extensivamente pesquisada. A redução global da frequência cardíaca e aumento da VFC fetal está associada com o crescimento fetal e aumento da integração neural. O aumento da complexidade das exigências sobre o sistema cardiovascular conduz a uma maior variação no decurso temporal da frequência cardíaca o que foi mostrado para reflectir-se medidas de complexidade. O objetivo deste trabalho foi investigar medidas de complexidade novos em relação à sua capacidade de quantificar as mudanças ao longo da idade gestacional em fetos individuais de forma consistente e de forma estável. MÉTODO: Foram examinados 215 magnetocardiograms fetais (FMCG), cada um dos 5 min de duração, em 11 fetos durante o segundo e terceiro trimestres (pelo menos 10 conjuntos de dados por feto). A partir do grande consumo determinamos as durações RR batimento fetais. Para cada série temporal 5 min dos intervalos RR então calculada Shannon entropia, alta entropia espectral, alta espectral Destendenciada Análise Flutuação, espectral Multi-Taper Método, bem como o desvio padrão e duas medidas de complexidade comumente utilizados: aproximado Entropia e Amostra Entropia. Para cada medida assunto e HRV, foi realizada análise de regressão em relação à idade gestacional. O coeficiente de determinação R2 foi usada para estimar a "o bem-of-fit", a inclinação da regressão indicou a força do indivíduo dependência da idade gestacional. RESULTADOS: Verificou-se que as novas medidas de complexidade não superar ApEn. CONCLUSÃO: Este estudo agora rejeitou a hipótese de que as medidas de complexidade espectrais superar os aplicados anteriormente.

Palavras-chave : entropia; variabilidade da frequência cardíaca; complexidade; caos; poder espectros.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License