SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Assessment of fetal development by HRV and chaotic global techniquesTriagem do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças das Unidades de Educação Infantil do Município de Belém, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

CAPISTRANO, Renata et al. Relação entre desempenho motor e nível de aptidão física de escolares. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 174-180. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119261.

INTRODUÇÃO: Crianças com fraco desempenho motor, podem se envolver em atividades menos vigorosas e organizadas, contribuindo para a baixa pontuação nas avaliações de aptidão física. No entanto, não há consenso na literatura sobre a associação entre variáveis OBJETIVO: Avaliar a relação entre o desempenho motor e aptidão física dos alunos com idade entre 7 e 10 anos de idade. MÉTODO: 98 alunos matriculados em uma escola pública de Florianópolis/SC participaram deste estudo. Para avaliação motora foi utilizada a bateria de avaliação Movimento para Crianças Segunda Edição - MABC-2; a avaliação da aptidão física foi realizada pelo Manual de Aplicação do Projeto Esporte Brasil - PROESP-BR. Os dados foram tabulados no programa Statistical Package for Social Sciences - SPSS, assiting a análise estatística descritiva (média, desvio padrão, freqüência) e inferencial (teste t de Student, teste de Mann-Whitney, teste de regressão linear múltipla). O nível de significância foi fixado em p < 0,05. RESULTADOS: Os valores de prevalência de dificuldade motora e de risco para dificuldade motora foram de 5,9% e 13,9%, respectivamente, e sem dificuldade de movimentação foi de 80,2%. Foram encontradas diferenças para o sexo masculino nos testes de agilidade, força explosiva dos membros inferiores (p < 0,05), em que os meninos com dificuldade motora apresentaram valores mais baixos. Notamos que a força e resistência abdominal e agilidade foram os componentes que contribuíram de forma significativa para explicar a variabilidade no desempenho motor, que, juntos, mostrou um coeficiente de determinação (R2) de 0,13. CONCLUSÃO: O abdominal força / resistência e agilidade foram os componentes que contribuíram de forma significativa para explicar a variabilidade no desempenho do motor. Assim, é fundamental para incentivar o envolvimento em actividades que contribuem para o aumento do repertório motor refletindo sobre a aptidão física.

Palavras-chave : habilidades motoras; perturbações habilidades motoras; aptidão física; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License