SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Relation between motor perfomance and physical fitness level of schoolchildrenCharacteristics of the clinical development of a newborn with gastroschisis in an intensive care unit in latin america author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

GUERREIRO, Talitha Buenaño França; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; COSTA, Elson Ferreira  and  VALENTE, Mário Diego Rocha. Triagem do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças das Unidades de Educação Infantil do Município de Belém, Pará, Brasil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 181-189. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119262.

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil é considerado uma sequência de mudanças no comportamento e processos subjacentes, sendo influenciado por fatores biológicos e ambientais. A triagem e o acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) têm se revelado como procedimentos eficientes na identificação precoce das diferentes afecções na infância. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo relacionar o estado do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, na faixa etária de 36 a 48 meses, que frequentavam Unidades de Educação Infantil (UEI) do município de Belém, com determinadas características pessoais e variáveis do seu ambiente ecológico. MÉTODO: Foram aplicados os seguintes instrumentos: Questionário das Características Biopsicossociais da Criança, o Instrumento de medição do Nível de Pobreza Urbana, e por fim, o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II. : O estudo revelou que das 319 crianças avaliadas, 77,74% apresentaram desenvolvimento suspeito de atraso. As variáveis que apresentaram relação estatisticamente significativa foram escolaridade paterna (p < 0,001**), principal cuidador da criança (p=0,039*), planejamento da gravidez (p = 0,007*). Quanto ao instrumento de medição do nível de pobreza urbana, a pontuação variou de 28 a 52 pontos, e apresentou relação estatisticamente significativa com o desfecho (0,003*). CONCLUSÃO: A alta prevalência da condição de suspeita de atraso no desenvolvimento entre as crianças pesquisadas alerta para a influência de fatores socioeconômicos relativos à condição da família e do município em que moram no crescimento e desenvolvimento infantil, e aponta a necessidade de introduzir programas de estimulação precoce.

Keywords : desenvolvimento infantil; Teste Denver II; nível de pobreza urbana.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License