SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Relação entre desempenho motor e nível de aptidão física de escolaresCaracterização da evolução clínica dos recém-nascidos com gastrosquise em uma unidade de terapia intensiva neonatal de referência da américa latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GUERREIRO, Talitha Buenaño França; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; COSTA, Elson Ferreira  e  VALENTE, Mário Diego Rocha. Triagem do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças das Unidades de Educação Infantil do Município de Belém, Pará, Brasil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 181-189. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119262.

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil é considerado uma sequência de mudanças no comportamento e processos subjacentes, sendo influenciado por fatores biológicos e ambientais. A triagem e o acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) têm se revelado como procedimentos eficientes na identificação precoce das diferentes afecções na infância. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo relacionar o estado do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, na faixa etária de 36 a 48 meses, que frequentavam Unidades de Educação Infantil (UEI) do município de Belém, com determinadas características pessoais e variáveis do seu ambiente ecológico. MÉTODO: Foram aplicados os seguintes instrumentos: Questionário das Características Biopsicossociais da Criança, o Instrumento de medição do Nível de Pobreza Urbana, e por fim, o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II. : O estudo revelou que das 319 crianças avaliadas, 77,74% apresentaram desenvolvimento suspeito de atraso. As variáveis que apresentaram relação estatisticamente significativa foram escolaridade paterna (p < 0,001**), principal cuidador da criança (p=0,039*), planejamento da gravidez (p = 0,007*). Quanto ao instrumento de medição do nível de pobreza urbana, a pontuação variou de 28 a 52 pontos, e apresentou relação estatisticamente significativa com o desfecho (0,003*). CONCLUSÃO: A alta prevalência da condição de suspeita de atraso no desenvolvimento entre as crianças pesquisadas alerta para a influência de fatores socioeconômicos relativos à condição da família e do município em que moram no crescimento e desenvolvimento infantil, e aponta a necessidade de introduzir programas de estimulação precoce.

Palavras-chave : desenvolvimento infantil; Teste Denver II; nível de pobreza urbana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License