SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Characteristics of the clinical development of a newborn with gastroschisis in an intensive care unit in latin americaMaze computer performance in Down syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

ZANCHI, Mariza et al. Maternidade na adolescência: ressignificando a vida?. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 199-204. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119268.

OBJETIVO: Identificar as transformações oriundas da maternidade na adolescência na perspectiva de jovens mulheres. MÉTODO: Estudo de abordagem qualitativa descritiva com 34 jovens de estrato socioeconômico baixo que tiveram parto no ano de 2010 enquanto adolescentes. Os dados foram coletados quatro anos após o parto por meio de entrevista semiestruturada com questões sobre a vida antes e após a maternidade e explorados por meio da Análise de Conteúdo. RESULTADOS: A vida das adolescentes antes da gravidez é heterogênea nos aspectos sociais, laborais e estudantis. Após a maternidade, reconfigura-se a liberdade de ser, trazendo perdas relacionadas ao abandono dos estudos, a privação da vida social e ao estigma da maternidade compreendida como precoce; e ganhos oriundos da ressignificação do modo de vida, abandono de condutas ilegais e criminosas, aquisição de autoconfiança e da redução da exposição à violência intrafamiliar, acompanhado de novas responsabilidades, da conciliação do estudo e trabalho ou do abandono de uma destas atividades. CONCLUSÃO: A maternidade acarreta um sentimento de plenitude trazido pela experiência de ser mãe, com uma nova identidade social.

Keywords : gravidez na adolescência; acontecimentos que mudam a vida; mudança social.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License