SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Maze computer performance in Down syndromePerson - job fit and the work commitment of IT Personnel author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

WINZER, Lylla. Relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e taxas de mortes violentas nas Unidades Federativas Brasileiras. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 211-217. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119275.

Porque países com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) apresentam taxas baixas de violência, é comum supor que o aumento de IDH pode levar à diminuição das taxas de violência num país. O presente trabalho analisou a relação entre os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e mortes violentas nos estados brasileiros entre 1991 e 2010. Foi testado se o aumento de IDHM reduz indiretamente a violência ou se a redução da violência prediz maior IDHM em anos posteriores. Os dados brutos foram obtidos a partir de três fontes online, Atlasbrasil, IPEAdata e Mapa da violência. As análises não confirmam a suposição de que o aumento de IDHM leva a diminuição da violência. Mas há indícios de que a diminuição de homicídios ao longo dos anos resulta em melhores índices de IDHM em 2010. Os resultados sugerem que tomar medidas que visam desenvolvimento não implica automaticamente em redução da violência, mas combater a violência pode representar aumento de IDHM.

Keywords : violência; índice de desenvolvimento humano; desigualdade; Brasil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License