SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Person - job fit and the work commitment of IT PersonnelAdequacies and inadequacies in the anthropometric and dietetic profiles of preschool children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

VICENTE, Maria Teresa Conceição et al. Análise dos índices de qualidade do serviço de saúde prestado no serviço público e privado de Angola. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 228-233. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119280.

INTRODUÇÃO: índices de qualidade estão sendo cada vez mais utilizado pelos líderes, gestores e profissionais de saúde como ferramentas operacionais para melhorar os processos e reduzir custos. Observando que há uma maior tendência dos hospitais privados que operam no modelo regulatório para os mecanismos de mercado, espera-se que os indicadores de qualidade que servem de referência para o acompanhamento da gestão da saúde sejam mais críticos em hospitais públicos. OBJETIVO: Avaliar a qualidade dos serviços de saúde prestados no serviço público e privado em Angola. MÉTODO: Foram analisados 142 pacientes de um hospital público e uma instituiçãao privada em Angola, em uma entrevista estruturada sobre os indicadores de saúde. Os índices foram obtidos de acordo com os componentes da estrutura de processo e resultados RESULTADOS: Não são 51,453 chamadas na instituição pública, permanecendo internado por dia, uma média de 184 pacientes, com uma taxa anual de ocupação cama de 90,84%. 50% dos entrevistados elogiaram os serviços e 22% queixaram-se da qualidade dos serviços. Ele foi apontado como o principal motivo de reclamação o serviço lento (17%). A instituição privada recebeu 2.222 pacientes, com uma média de 570 pacientes. O tempo médio de internação foi de 4,5 dias. A taxa média mensal de ocupação cama foi de 59,9%. Na avaliação do grau de satisfação do atendimento, regular ou ruim, a satisfação obtida foi uma taxa de 60% na instituição privada. CONCLUSÃO: Não houve resultados favoráveis para a qualidade na gestão da saúde, tanto no serviço público como no privado.

Keywords : gestão de saúde; qualidade dos cuidados de saúde; avaliação de saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License