SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Person - job fit and the work commitment of IT PersonnelAdequações e inadequações nos perfis antropométrico e dietético de crianças pré-escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

VICENTE, Maria Teresa Conceição et al. Análise dos índices de qualidade do serviço de saúde prestado no serviço público e privado de Angola. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 228-233. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119280.

INTRODUÇÃO: índices de qualidade estão sendo cada vez mais utilizado pelos líderes, gestores e profissionais de saúde como ferramentas operacionais para melhorar os processos e reduzir custos. Observando que há uma maior tendência dos hospitais privados que operam no modelo regulatório para os mecanismos de mercado, espera-se que os indicadores de qualidade que servem de referência para o acompanhamento da gestão da saúde sejam mais críticos em hospitais públicos. OBJETIVO: Avaliar a qualidade dos serviços de saúde prestados no serviço público e privado em Angola. MÉTODO: Foram analisados 142 pacientes de um hospital público e uma instituiçãao privada em Angola, em uma entrevista estruturada sobre os indicadores de saúde. Os índices foram obtidos de acordo com os componentes da estrutura de processo e resultados RESULTADOS: Não são 51,453 chamadas na instituição pública, permanecendo internado por dia, uma média de 184 pacientes, com uma taxa anual de ocupação cama de 90,84%. 50% dos entrevistados elogiaram os serviços e 22% queixaram-se da qualidade dos serviços. Ele foi apontado como o principal motivo de reclamação o serviço lento (17%). A instituição privada recebeu 2.222 pacientes, com uma média de 570 pacientes. O tempo médio de internação foi de 4,5 dias. A taxa média mensal de ocupação cama foi de 59,9%. Na avaliação do grau de satisfação do atendimento, regular ou ruim, a satisfação obtida foi uma taxa de 60% na instituição privada. CONCLUSÃO: Não houve resultados favoráveis para a qualidade na gestão da saúde, tanto no serviço público como no privado.

Palavras-chave : gestão de saúde; qualidade dos cuidados de saúde; avaliação de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License