SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Adequações e inadequações nos perfis antropométrico e dietético de crianças pré-escolaresDiscal Cyst: a Rare Cause of Neurologic Compression in the Young Adult índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MACHADO, Rachel Helena Vieira; FEFERBAUM, Rubens  e  LEONE, Claudio. Consumo de frutas no Brasil e prevalência de obesidade. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp. 243-252. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119293.

INTRODUÇÃO: A obesidade atinge mais da metade da população adulta brasileira e se correlaciona com o desenvolvimento de doenças crônicas e psicossociais. O consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) é fator de proteção para obesidade, porém seu consumo está frequentemente abaixo das recomendações. OBJETIVO: Identificar a situação de consumo de frutas no Brasil nos ciclos de desenvolvimento humano, bem como dados de associação do consumo com excesso de peso. MÉTODO: Revisão de literatura não sistemática nas bases de dados BVS, do período de 2005 a 2015. Foram selecionados 23 trabalhos em língua portuguesa e inglesa, segundo desenho e grupo populacional. Foram selecionados apenas coortes e cortes transversais realizados no Brasil. Foi considerado consumo de FLV adequado de 400g/dia ou frequência de 5 porções/dia (3 porções/dia de frutas), e excesso de peso segundo cada faixa etária e ciclo de desenvolvimento. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O consumo médio encontrado para gestantes foi de 350g/dia. Foi encontrada relação inversa entre o consumo de fibras totais e o ganho ponderal gestacional. A média de consumo adequado de crianças e adolescentes se manteve entre 30 e 40%, com redução de consumo conforme aumento da idade. Dados da Vigitel entre 2006 e 2014 demonstram aumento na prevalência de consumo adequado de FLV por adultos e idosos conforme sexo, idade e escolaridade. O consumo adequado triplicou neste período. Houve associação entre o consumo de frutas e a perda de peso, risco aumentado de obesidade, obesidade abdominal, hipertrigliceridemia e presença de SM. CONCLUSÕES: Há evidências de baixas prevalências de consumo adequado de FLV em todas as regiões do Brasil e grupos etários, maiores entre as mulheres e conforme o avanço da idade, escolaridade e nível socioeconômico. O consumo adequado de frutas se correlaciona à perda de peso e/ou controle do ganho ponderal dos indivíduos.

Palavras-chave : Frutas; consumo; obesidade [excesso de peso]; Brasil; gestação; infância; adolescência; idosos; adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License