SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Nonnutritive sweeteners in Brazil: current use and associated factorsO que adolescentes brasileiros fisicamente ativos sabem sobre frutas e hortaliças? Conhecimento nutricional e fatores associados - Estudo Fitfood índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

RAMALHO, Alanderson Alves et al. Insegurança alimentar em famílias com crianças menores de cinco anos de idade, na fronteira Brasil-Peru. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.3, pp. 307-315. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.122761.

A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. O objetivo deste estudo foi estimar a prevalência e os fatores associados a insegurança alimentar em famílias com crianças menores de cinco anos na fronteira amazônica Brasil - Peru. O estudo foi realizado nos municípios de Assis Brasil (Brasil) e Iñapari (Peru) localizados na tríplice fronteira formada por Brasil, Bolívia e Peru. Dos 441 domicílios com crianças menores de 5 anos identificados, 352 (79,82%) localizavam-se em Assis Brasil, e os demais em Iñapari. As prevalências de insegurança alimentar nos municípios são semelhantes. Assis Brasil apresentou 40,6% e Iñapari 38,2% (p=0,856). Em Assis Brasil, ter domicilio com piso de madeira ou terra aumentou em 2,47 vezes a chance de insegurança alimentar comparado a piso de cimento, tijolo, cerâmica ou lajota. Pertencer ao tercil mais pobre aumentou a chance da insegurança alimentar em 6,04 vezes (p < 0,001), e o incremento de cada novo morador aumentou 37% a chance de insegurança alimentar no domicílio. Este estudo mostra que na região amazônica a renda ainda é o principal fator associado a insegurança alimentar.

Palavras-chave : segurança alimentar e nutricional; saúde na fronteira; fome.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License