SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Fatores determinantes para a ocorrência de acidentes domésticos na primeira infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BEZERRA, Italla Maria Pinheiro. Medicina tran slacional e as contribuições parasaúde pública. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 6-9. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127642.

A medicina translacional é novo paradigma que propicia a transferência do conhecimento construído na bancada para a prática clínica e se correlaciona com o campo da Saúde Pública, embora ainda haja desafios. Há pleno desenvolvimento e contribuição do Brasil nesta temática da Medicina Translacional e Saúde Pública. Essas contribuições para saúde pública maximizam a tomada de decisão em saúde, fundamental para manutenção da saúde da população. Assim, o Journal of Human Growth and Development têm sido repositório destas discussões e vem contribuindo para a disseminação deste conhecimento em nosso meio e ao redor do mundo. Evidencia-se uma abordagem nos diferentes aspectos que envolvem a prática clínica dos cuidados às pessoas e a saúde pública, discutindo a real situação das condições de saúde nos diferentes contextos, desde ações que visam promover a saúde da população à investigações que trazem resultados que propiciarão melhoria da situação de saúde dos envolvidos, contribuindo para (re)construção de ações de saúde. Percebe-se a importância de pesquisas que possam investigar melhores meios de se alcançar a reengenharia do sistema de saúde, considerando às demandas médicas, de pesquisadores, gestores e pacientes/usuários, com intuito de produzir novos conhecimentos e estes se tornarem produtos que vão propiciar melhoria da saúde da população.

Palavras-chave : Medicina Translacional; Saúde Pública; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License