SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Medicina tran slacional e as contribuições parasaúde públicaDesempenho escolar e bullying em estudantes em situação de vulnerabilidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Manalde Ferreira da et al. Fatores determinantes para a ocorrência de acidentes domésticos na primeira infância. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 10-18. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127643.

INTRODUÇÃO: O acidente doméstico é uma das principais causas de morte entre crianças, caracterizando-se por ser um evento que envolve múltiplos fatores determinantes, destacando-se os fatores intrapessoais, interpessoais, culturais e institucionais. OBJETIVO: Analisar os fatores determinantes para ocorrência de acidentes domésticos na primeira infância. MÉTODO: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, transversal, realizado no município de Teresina-PI, no Hospital de Urgência, no período de janeiro a março de 2016. A população foi composta por 21 cuidadores de crianças menores de cinco anos internados entre janeiro a março de 2016. Para coleta de dados realizou-se uma entrevista estruturada sobre os aspectos relacionados aos fatores determinantes para ocorrência de acidentes domésticos com crianças. Realizou-se uma análise descritiva, a partir de frequências absolutas e relativas para as variáveis. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer de nº 1.324.184. RESULTADOS: Em relação aos fatores intrapessoais para ocorrência de acidentes domésticos, os pré-escolares foram as principais vítimas (57,2%). Na análise dos fatores interpessoais, averígua-se que a maioria das participantes (85,7%) não considerava o domicílio seguro para crianças. A avaliação dos fatores institucionais demonstrou que a maioria (52,4%) das cuidadoras não havia sido orientada quanto à prevenção de acidentes no domicílio. Sobre os fatores culturais, a maioria das participantes (81%) não havia tido conhecimento de notícias sobre acidentes domésticos. CONCLUSÃO: O pré-escolar do sexo masculino é a principal vítima de acidentes domésticos e são incipientes as orientações de pais e cuidadores sobre a prevenção de acidentes na infância.

Palavras-chave : acidentes; criança; enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License