SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Academic performance and bullying in socially vulnerable studentsComparison of the nutritional status in children aged 5 to 10 years old on the Conditional Cash Transfer Programme in the States of Acre and Rio Grande do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

COUTINHO, Bruna Luiza Matos et al. Álcool e drogas na adolescência: processo de trabalho no programa saúde na escola. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 28-34. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127646.

INTRODUÇÃO: A adolescência é caracterizada como um período de transição no desenvolvimento entre a infância e a vida adulta que impõe grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. Frente a isso, o adolescente encontra-se exposto e vulnerável ao consumo de álcool e drogas, que tem sido um meio para a atuação do enfermeiro através do Programa Saúde na Escola (PSE). Nesse sentido, a interação entre educação e saúde pode influenciar os adolescentes a tornarem-se questionadores dos riscos a que estão expostos e alcançar em conjunto, uma melhor qualidade de vida. OBJETIVO: Analisar a percepção e práticas de saúde dos Enfermeiros atuantes no Programa Saúde na Escola, frente ao uso de álcool e drogas na adolescência. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo realizado no município de Juazeiro do Norte, CE, tendo como participantes 18 enfermeiros atuantes no PSE. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada e a organização por meio de análise temática. RESULTADOS: Os participantes afirmaram que a importância de sua atuação está voltada para ações de prevenção ao uso de álcool e drogas entre adolescentes, excluindo os preceitos da promoção da saúde. Apontaram que a interação entre educação e saúde se caracteriza como estratégia eficaz na prevenção de danos causados pelo uso de álcool e drogas, ressaltando a participação dos familiares durante o processo de elaboração, aplicação e continuidade. Ainda evidenciou-se que as práticas educativas são realizadas em sua maioria através de palestras, caracterizando um trabalho centrado na prática clínica, individual e curativa. CONCLUSÃO: Os enfermeiros compreendem que a interação entre saúde e educação consiste em uma estratégia eficaz na prevenção do uso de álcool e drogas no público adolescente, ressaltando a importância da participação dos familiares no processo de construção e apoio deste contexto. Porém, é possível identificar que as ações desenvolvidas por esses profissionais ainda se restringem a modificação de comportamentos inadequados, sem o compartilhamento de novos conhecimentos.

Keywords : adolescente; drogas; programa saúde na escola; enfermeiro.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License