SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Desempenho escolar e bullying em estudantes em situação de vulnerabilidade socialComparação do estado nutricional em crianças de cinco a dez anos de idade beneficiárias do Programa de transferência de dinheiro condicional nos Estados do Acre e do Rio Grande do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

COUTINHO, Bruna Luiza Matos et al. Álcool e drogas na adolescência: processo de trabalho no programa saúde na escola. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 28-34. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127646.

INTRODUÇÃO: A adolescência é caracterizada como um período de transição no desenvolvimento entre a infância e a vida adulta que impõe grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. Frente a isso, o adolescente encontra-se exposto e vulnerável ao consumo de álcool e drogas, que tem sido um meio para a atuação do enfermeiro através do Programa Saúde na Escola (PSE). Nesse sentido, a interação entre educação e saúde pode influenciar os adolescentes a tornarem-se questionadores dos riscos a que estão expostos e alcançar em conjunto, uma melhor qualidade de vida. OBJETIVO: Analisar a percepção e práticas de saúde dos Enfermeiros atuantes no Programa Saúde na Escola, frente ao uso de álcool e drogas na adolescência. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo realizado no município de Juazeiro do Norte, CE, tendo como participantes 18 enfermeiros atuantes no PSE. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada e a organização por meio de análise temática. RESULTADOS: Os participantes afirmaram que a importância de sua atuação está voltada para ações de prevenção ao uso de álcool e drogas entre adolescentes, excluindo os preceitos da promoção da saúde. Apontaram que a interação entre educação e saúde se caracteriza como estratégia eficaz na prevenção de danos causados pelo uso de álcool e drogas, ressaltando a participação dos familiares durante o processo de elaboração, aplicação e continuidade. Ainda evidenciou-se que as práticas educativas são realizadas em sua maioria através de palestras, caracterizando um trabalho centrado na prática clínica, individual e curativa. CONCLUSÃO: Os enfermeiros compreendem que a interação entre saúde e educação consiste em uma estratégia eficaz na prevenção do uso de álcool e drogas no público adolescente, ressaltando a importância da participação dos familiares no processo de construção e apoio deste contexto. Porém, é possível identificar que as ações desenvolvidas por esses profissionais ainda se restringem a modificação de comportamentos inadequados, sem o compartilhamento de novos conhecimentos.

Palavras-chave : adolescente; drogas; programa saúde na escola; enfermeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License