SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Development of infants with a risk indicator for hearing loss associated to living enviromentNutritional quality of snacks for preschoolers recommended on the internet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

TEBAR, William R. et al. Obesidade abdominal: prevalência, fatores sociodemográficos e de estilo de vida associados em adolescentes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 56-63. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119236.

OBJETIVO: Verificar a prevalência de obesidade abdominal e fatores associados em adolescentes brasileiros, independentemente de fatores de confusão. MÉTODO: Amostra composta por adolescentes de 14 a 17 anos (n = 1.231), alunos de escolas públicas de Londrina/PR-Brasil. Um questionário sobre o nível de atividade física, comportamento sedentário e condições socioeconômicas foi aplicado. A antropometria foi composta por peso corporal (kg), estatura (m), índice de massa corporal (IMC = kg/m2) e circunferência de cintura (cm). A associação entre obesidade abdominal e as variáveis independentes foi verificada pelo teste qui-quadrado e a magnitude das associações verificada por Regressão Logística Binária no modelo não-ajustado e ajustado por confundidores (sexo, idade, nível socioeconômico, atividade física e comportamento sedentário). O intervalo de confiança e a significância estatística foram fixados em 95% e 5%, respectivamente, por meio da utilização do programa estatístico SPSS v15.0. RESULTADOS: A prevalência de obesidade abdominal foi de 17,5% (IC = 15,4%-19,6%) em adolescentes brasileiros, sendo maior em meninos do que em meninas. Indivíduos com obesidade abdominal apresentaram maiores valores de peso corporal, estatura, índice de massa corporal e comportamento sedentário do que indivíduos eutróficos. Ser do sexo masculino elevou em 50% o risco de adolescentes apresentarem obesidade abdominal. Esse risco foi duas vezes maior nos que tiveram elevado comportamento sedentário. CONCLUSÃO: Obesidade abdominal foi associada significativamente ao sexo e ao elevado comportamento sedentário, independentemente de fatores de confusão. Hábitos de vida são importantes fatores de risco modificáveis que podem contribuir efetivamente na redução da obesidade desde idades precoces.

Keywords : obesidade abdominal; adolescentes; circunferência de cintura; comportamento sedentário.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License