SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Desenvolvimento de lactentes com indicador de risco para deficiência auditiva e classificação ambientalQualidade nutricional dos lanches para pré-escolares recomendados pela internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

TEBAR, William R. et al. Obesidade abdominal: prevalência, fatores sociodemográficos e de estilo de vida associados em adolescentes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 56-63. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119236.

OBJETIVO: Verificar a prevalência de obesidade abdominal e fatores associados em adolescentes brasileiros, independentemente de fatores de confusão. MÉTODO: Amostra composta por adolescentes de 14 a 17 anos (n = 1.231), alunos de escolas públicas de Londrina/PR-Brasil. Um questionário sobre o nível de atividade física, comportamento sedentário e condições socioeconômicas foi aplicado. A antropometria foi composta por peso corporal (kg), estatura (m), índice de massa corporal (IMC = kg/m2) e circunferência de cintura (cm). A associação entre obesidade abdominal e as variáveis independentes foi verificada pelo teste qui-quadrado e a magnitude das associações verificada por Regressão Logística Binária no modelo não-ajustado e ajustado por confundidores (sexo, idade, nível socioeconômico, atividade física e comportamento sedentário). O intervalo de confiança e a significância estatística foram fixados em 95% e 5%, respectivamente, por meio da utilização do programa estatístico SPSS v15.0. RESULTADOS: A prevalência de obesidade abdominal foi de 17,5% (IC = 15,4%-19,6%) em adolescentes brasileiros, sendo maior em meninos do que em meninas. Indivíduos com obesidade abdominal apresentaram maiores valores de peso corporal, estatura, índice de massa corporal e comportamento sedentário do que indivíduos eutróficos. Ser do sexo masculino elevou em 50% o risco de adolescentes apresentarem obesidade abdominal. Esse risco foi duas vezes maior nos que tiveram elevado comportamento sedentário. CONCLUSÃO: Obesidade abdominal foi associada significativamente ao sexo e ao elevado comportamento sedentário, independentemente de fatores de confusão. Hábitos de vida são importantes fatores de risco modificáveis que podem contribuir efetivamente na redução da obesidade desde idades precoces.

Palavras-chave : obesidade abdominal; adolescentes; circunferência de cintura; comportamento sedentário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License