SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Obesidade abdominal: prevalência, fatores sociodemográficos e de estilo de vida associados em adolescentesGanho de densidade mineral óssea relacionado à prática de basquetebol em meninos: estudo de coorte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SANTOS, Vanessa Fernandes Amadei; NEVES, Felipe Silva; MENDES, Larissa Loures  e  BINOTI, Mirella Lima. Qualidade nutricional dos lanches para pré-escolares recomendados pela internet. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 64-70. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127654.

INTRODUÇÃO: Preocupações a respeito da alimentação adequada na infância têm recebido destaque pela mídia. Acompanha-se uma elevação recorrente do número de páginas da internet, inclusive em redes sociais, canalizadas à prestação de informações sobre saúde. OBJETIVO: Analisar a qualidade nutricional de receitas culinárias para lanches apresentados em páginas da internet, direcionados aos pré-escolares e descritos como saudáveis. MÉTODO: Estudo transversal efetuado em 2015. Foi realizada uma busca por páginas brasileiras dirigidas ao público leigo que continham lanches para crianças entre 2 a 6 anos de idade. Foram selecionados os 20 primeiros URL localizados pelo instrumento de busca e separada a quantia de 10% das receitas. Foi verificado se os lanches cumpriam os passos 6, 7 e 8 do Guia Alimentar. Posteriormente, foram confeccionados rótulos nutricionais das preparações que atendiam aos três passos pré-estabelecidos. RESULTADOS: 85% das páginas eram sites, 5% eram blogs e as restantes foram apontadas como sites/blogs. Constatou-se que todas eram legíveis/compreensíveis e 40% exibiam a identificação do autor. Das 35 preparações inicialmente observadas, 31,4% cumpriam os três passos para uma alimentação saudável. Na análise qualitativa, sete foram consideradas hipocalóricas; somente um dos lanches se aproximou do teor proposto para carboidrato; dois apresentavam excesso proteico. De forma geral, as receitas tinham baixas quantidades de: lipídeo, cálcio, ferro, sódio e fibra. CONCLUSÃO: Menos da metade dos endereços consultados registrava o autor. Além disso, as receitas culinárias estavam predominantemente equivocadas, pois a maioria apresentava inadequações quanto aos teores de macronutrientes e de micronutrientes.

Palavras-chave : criança; hábitos alimentares; nutrição; internet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License