SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Ganho de densidade mineral óssea relacionado à prática de basquetebol em meninos: estudo de coorteOportunidades de estimulação motora no ambiente domiciliar de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

PINTO, Vanessa Carla Monteiro et al. Relação da idade óssea e marcadores hormonais com a capacidade física de adolescentes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 77-83. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127658.

INTRODUÇÃO: A capacidade física é um importante parâmetro do desenvolvimento funcional a ser investigado em crianças e adolescentes, não apenas pela idade cronológica e sim pelo seu estado maturacional, já que sujeitos com mesma idade cronológica podem apresentar desempenho diferente ao seu par menos maturado. OBJETIVO: Comparar e relacionar as capacidades físicas e marcadores hormonais de acordo com o sexo e maturação de crianças e adolescentes. MÉTODO: A amostra foi composta por 89 crianças e adolescentes de ambos os sexos de 10 a 13 anos. Foram avaliados a maturação obtida através de uma equação preditora da idade óssea, capacidades físicas (força explosiva de membros superiores e inferiores, velocidade de membros superiores e agilidade) e marcadores hormonais (testosterona e estradiol) através do método de quimioluminescência RESULTADOS: Na comparação entre os sexos as meninas obtiveram estado maturacional mais avançado, maior peso, estatura corporal e níveis de estradiol; já os meninos apresentaram melhor desempenho na força explosiva de membros superior e inferior, velocidade de membro superior, agilidade e níveis de testosterona. Relativo à maturação, os meninos em estado maturacional normal apresentaram maior idade óssea, peso e estatura corporal, força explosiva de membros superior e inferior, e níveis de testosterona; já as meninas no estado maturacional normal obtiveram maior idade óssea, peso, estatura corporal, força explosiva de membro superior e níveis de estradiol. Na análise de correlação dos meninos a idade óssea se relacionou com a força explosiva de membros superior e inferior e testosterona; já a idade óssea das meninas se relacionou com a força explosiva de membro superior e estradiol. CONCLUSÃO: Desta forma, se conclui que maturação e os níveis de testosterona e estradiol exercem um importante papel nos aspectos físicos e no desempenho das habilidades motoras das crianças e dos adolescentes, principalmente na força de membro superior a qual se mostrou mais relacionada com a maturação obtida pela idade óssea de meninos e meninas.

Palavras-chave : testosterona; estradiol; força muscular; aptidão física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License