SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Relação da idade óssea e marcadores hormonais com a capacidade física de adolescentesCrescimento e puberdade em uma coorte prospectiva de pacientes com anemia falciforme: avaliação em dez anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Walan Robert da et al. Oportunidades de estimulação motora no ambiente domiciliar de crianças. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 84-90. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127659.

INTRODUÇÃO: O ambiente em que a criança está inserida e as oportunidades motoras ofertadas a essa é fundamental para o um bom desenvolvimento motor. OBJETIVO: Analisar a relação entre as oportunidades de estimulação motora no ambiente familiar e o desenvolvimento motor de crianças de ambos os sexos. MÉTODO: Foram avaliadas 72 crianças, sendo 33 meninos e 39 meninas com idade de 38 a 42 meses. A avaliação foi realizada por meio dos instrumentos, Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD) e do Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2). Utilizou-se os Testes, Qui-quadrado, Exato de Fisher, Teste t para amostras independentes, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. RESULTADOS: De forma geral, os domicílios apresentaram baixas oportunidades de estimulação motora, sendo que para os lares com meninos o escore é maior. As meninas obtiveram melhor desempenho nas habilidades locomotoras, enquanto os meninos apresentaram maiores escores nas habilidades de controle de objetos. Encontrou-se correlação significativa para materiais de motricidade fina e materiais de motricidade grossa para os meninos, e variedade de estimulação, materiais de motricidade fina, materiais de motricidade grossa e estimulação motora para as meninas. Desta forma, no sexo masculino, o desemvolvimento motor é explicado pelas variáveis, disponibilização de materiais de motricidade fina e grossa e para o feminino pela estimulação motora, variedade de estimulação e materiais de motricidade fina e grossa. CONCLUSÃO: Diante dos resultados apresentados pode-se concluir que o ambiente domiciliar está diretamente relacionado com o desenvolvimento motor para as meninas e meninos do contexto analisado.

Palavras-chave : estimulação motora; ambiente domiciliar; desenvolvimento motor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License