SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Crescimento e puberdade em uma coorte prospectiva de pacientes com anemia falciforme: avaliação em dez anosRepercussão da displasia broncopulmonar na função pulmonar durante infância: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

KASTEN, Ana Paula et al. Prevalência de desvios posturais na coluna em escolares: revisão sistemática com metanálisemeta-analysis. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 99-108. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127684.

INTRODUÇÃO: A Era da informação e da tecnologia tem causado grande impacto na vida dos cidadãos. As invenções de máquinas, de automóveis, da televisão e do computador, induziram os indivíduos a adotarem a postura corporal "sentada" a fim de se adaptar as novas necessidades tecnológicas. OBJETIVO: Estimar a prevalência de alterações posturais na coluna vertebral de escolares brasileiros. MÉTODO: Foram realizadas buscas nas bases de dados EMBASE, LILACS, PubMed, SCOPUS, SciELO, Science Direct, e Web of Science, além de buscas manuais a fim de identificar estudos que avaliassem a prevalência de alterações posturais na coluna vertebral em escolares brasileiros. Dois revisores independentes realizaram a seleção dos estudos, avaliaram a qualidade metodológica e o risco de viés dos estudos selecionados e extraíram os dados. Foi realizada a análise de homogeneidade interestudos e a qualidade do nível de evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE. RESULTADOS: Foram incluídos 29 estudos, dos quais foram extraídas as frequências de eventos positivos para as alterações na coluna cervical, torácica, lombar, bem como a frequência de escoliose entre os escolares. Mesmo realizando a metanálise separada por subgrupos de acordo com a região vertebral avaliada, o nível de heterogeneidade ficou a cima dos 90%, não sendo possível estipular a prevalência de alterações posturais na coluna vertebral em escolares brasileiros a partir da metanálise. CONCLUSÃO: Existe baixa força de evidência para se estabelecer um consenso acerca dos valores de prevalência de desvios posturais na coluna vertebral de escolares brasileiros.

Palavras-chave : postura; coluna; criança; adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License