SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Prevalence of postural deviations in the spine in schoolchildren: a systematic review withVulnerability in adolescence: a case report of attempted abortion and sexual violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SCALCO, Janaina Cristina; MINSKY, Rafaela Coelho; MUCHA, Francieli Camila  and  SCHIVINSKI, Camila Isabel Santos. Repercussão da displasia broncopulmonar na função pulmonar durante infância: revisão sistemática. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp. 109-116. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119236.

INTRODUÇÃO: A displasia broncopulmonar (DBP) é uma doença pulmonar crônica multifatorial que interrompe o desenvolvimento pulmonar, podendo repercutir em comprometimento da função pulmonar na primeira infância, que pode perdurar durante a idade escolar, adolescência, até a idade adulta. OBJETIVO: Analisar, através de uma revisão sistemática, as repercussões da DBP na função pulmonar de crianças na primeira infância. MÉTODO: Foram realizadas buscas sistematizadas em três bases de dados eletrônicas (Medline, SciELO e PEDro). Dois examinadores independentes analisaram sistematicamente os títulos, resumos e textos na íntegra, considerando os seguintes critérios de inclusão: estudos que avaliaram a função pulmonar de crianças com até 5 anos de idade que apresentaram diagnóstico de DBP no período neonatal RESULTADOS: Inicialmente foram identificados 1789 artigos, sendo que a amostra final foi composta de 22 artigos. Evidenciou-se que crianças com DBP apresentam na primeira infância limitação dos fluxos expiratórios e redução da capacidade residual funcional. Estas alterações podem ser normalizadas ou minimizadas com o crescimento e adequação de peso, porém, a função pulmonar das crianças com história de DBP continua reduzida em comparação a crianças hígidas nascidas a termo. Ainda, a maioria delas não apresenta respostas positivas nos valores de função pulmonar com o uso de broncodilatadores. CONCLUSÃO: Crianças com DBP apresentam alterações na função pulmonar, podendo melhorar com o crescimento, sendo que a maioria não responde positivamente ao broncodilatador.

Keywords : displasia broncopulmonar; doenças pulmonares; lactente; testes de função respiratória; criança.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License