SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Fatores associados ao excesso de peso em uma amostra populacional de adolescentes escolaresPresença simultânea de excesso de peso e horas de sono insuficientes em adolescentes: prevalência e fatores correlatos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

RIBEIRO, Bianca Vanessa dos Santos et al. Antropometria e estilo de vida de crianças e adolescentes no interior do Nordeste do Brasil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 140-147. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.119751.

INTRODUÇÃO: O Brasil passa por uma transição nutricional, no qual observa-se diminuição da desnutrição e aumento do excesso de peso. OBJETIVO: Avaliar os dados antropométricos e o estilo de vida de escolares entre 4 a 17 anos do interior do Nordeste brasileiro. MÉTODO: Estudo longitudinal realizado em duas etapas. A primeira ocorreu durante ação do Programa Saúde na Escola e foram coletados os dados antropométricos de 975 escolares. Na segunda etapa foi aplicado questionário para avaliar estilo de vida e alimentação. Os participantes foram estratificados em "sem excesso de peso" e "com excesso de peso" para fins de análise. O nível de significância usado nos testes estatísticos foi de 5%. RESULTADOS: Na primeira etapa, menos de 2,0% dos alunos apresentaram baixa estatura para a idade. A prevalência de excesso de peso e desnutrição foi de 22,15% e 5,23%, respectivamente. Dos 134 participantes da segunda etapa, 47,76% estavam sem excesso de peso e 52,24% com excesso de peso. Com relação ao estilo de vida, o grupo sem excesso de peso apresentou maior porcentagem de integrantes insuficientemente ativos (p = 0,017) e um menor consumo de verduras, legumes e saladas (p = 0,015) CONCLUSÃO: Os resultados demonstraram baixo déficit de estatura na população estudada e o excesso de peso foi mais prevalente que a desnutrição. As crianças e adolescentes apresentaram hábitos sedentários que associados às práticas alimentares inadequadas favorecem a ocorrência do excesso de peso.

Palavras-chave : sobrepeso; obesidade; criança; adolescente; consumo alimentar; estilo de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License