SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Antropometria e estilo de vida de crianças e adolescentes no interior do Nordeste do BrasilAssociação entre amamentação, fatores obstétricos e o desenvolvimento infantil de crianças do interior do nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

LIMA, Tiago Rodrigues de; SOUSA, Gabriel Renaldo de; CASTRO, João Antônio Chula de  e  SILVA, Diego Augusto Santos. Presença simultânea de excesso de peso e horas de sono insuficientes em adolescentes: prevalência e fatores correlatos. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 148-157. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.115987.

INTRODUÇÃO: O aumento do excesso de gordura corporal e a diminuição do número de horas de sono/dia são agravos à saúde que atingem a população pediátrica. OBJETIVO: Estimar a prevalência combinada de excesso de peso e horas de sono/dia insuficientes em adolescentes, e verificar a associação com características sociodemográficas, de atividade física e comportamento sedentário. MÉTODO: Estudo transversal de base escolar, realizado com 1.132 participantes de 14 a 19 anos de idade, em São José, Brasil. A gordura corporal foi avaliada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e classificado por meio do escore-Z, enquanto o total de horas de sono/dia foi relatado pelos adolescentes. Os dados sociodemográficos, de atividade física e comportamento sedentário foram levantados por questionário autopreenchível. RESULTADOS: A prevalência simultânea de excesso de peso e horas de sono/dia insuficientes foi de 17,5%. Os fatores associados a esta condição foram atender as recomendações de prática de atividade física semanal, participar da aula de educação física duas vezes/semana e período maior/igual a quatro horas/dia em frente a tela. CONCLUSÃO: Orientações no ambiente escolar em relação aos problemas à saúde acarretados pelo excesso de peso e pela quantidade de horas de sono insuficientes podem se fazer presentes quando recomendações sobre atividade física e comportamento sedentário forem dadas aos estudantes.

Palavras-chave : obesidade; sobrepeso; indice de massa corporal; epidemiologia; saúde do adolescente; atividade motora; estudos transversais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License