SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Simultaneous presence of excess weight and insufficient hours of sleep in adolescents: prevalence and related factorsFamily resources and promotion of development of children with cerebral palsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SEVERIANO, André Augusto de Oliveira et al. Associação entre amamentação, fatores obstétricos e o desenvolvimento infantil de crianças do interior do nordeste brasileiro. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 158-165. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.114483.

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil é um processo complexo que sofre influência de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar a prática do aleitamento materno. Isso porque, o aleitamento materno além dos efeitos biológicos, apresenta efeitos sobre a dimensão social e a aparelhagem psíquica dos atores diretamente envolvidos. OBJETIVO: Analisar a influência do aleitamento materno exclusivo e de seus fatores associados sobre o DNPM de crianças até 36 meses de vida. MÉTODO: Estudo transversal de base comunitária com dados individuados de 99 crianças até 36 meses de idade. Foram avaliadas variáveis sócio demográficas, obstétricas, neonatais e o DNPM através do Instrumento de Vigilância do Desenvolvimento. As variáveis foram analisadas por estatística descritiva e teste de regressão. Os dados foram considerados significativos quando p<0,05. RESULTADOS: Com relação ao DNPM, 70,71% das crianças apresentaram todos os marcos motores para a sua idade. 98,99% das mães amamentaram, dessas 37,38% realizaram aleitamento materno exclusivo (AME) por seis meses. Fatores que influenciaram positivamente no DNPM, foram: o parto vaginal, quando comparado com crianças que apresentaram outros tipos de parto, e o AME por 6 meses, quando comparado às crianças que o fizeram por menos de 6 meses. CONCLUSÃO: A prática do aleitamento materno exclusivo por tempo inferior a 6 meses está associada a uma maior prevalência de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de zero a 36 meses de vida. Além disso, o parto vaginal instrumentalizado com fórceps ou parto cesáreo, também estão associados a uma maior ocorrência de atraso no desenvolvimento.

Keywords : aleitamento materno; desenvolvimento infantil; saúde da criança.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License