SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Presença simultânea de excesso de peso e horas de sono insuficientes em adolescentes: prevalência e fatores correlatosRecursos familiares e promoção do desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SEVERIANO, André Augusto de Oliveira et al. Associação entre amamentação, fatores obstétricos e o desenvolvimento infantil de crianças do interior do nordeste brasileiro. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 158-165. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.114483.

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil é um processo complexo que sofre influência de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar a prática do aleitamento materno. Isso porque, o aleitamento materno além dos efeitos biológicos, apresenta efeitos sobre a dimensão social e a aparelhagem psíquica dos atores diretamente envolvidos. OBJETIVO: Analisar a influência do aleitamento materno exclusivo e de seus fatores associados sobre o DNPM de crianças até 36 meses de vida. MÉTODO: Estudo transversal de base comunitária com dados individuados de 99 crianças até 36 meses de idade. Foram avaliadas variáveis sócio demográficas, obstétricas, neonatais e o DNPM através do Instrumento de Vigilância do Desenvolvimento. As variáveis foram analisadas por estatística descritiva e teste de regressão. Os dados foram considerados significativos quando p<0,05. RESULTADOS: Com relação ao DNPM, 70,71% das crianças apresentaram todos os marcos motores para a sua idade. 98,99% das mães amamentaram, dessas 37,38% realizaram aleitamento materno exclusivo (AME) por seis meses. Fatores que influenciaram positivamente no DNPM, foram: o parto vaginal, quando comparado com crianças que apresentaram outros tipos de parto, e o AME por 6 meses, quando comparado às crianças que o fizeram por menos de 6 meses. CONCLUSÃO: A prática do aleitamento materno exclusivo por tempo inferior a 6 meses está associada a uma maior prevalência de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de zero a 36 meses de vida. Além disso, o parto vaginal instrumentalizado com fórceps ou parto cesáreo, também estão associados a uma maior ocorrência de atraso no desenvolvimento.

Palavras-chave : aleitamento materno; desenvolvimento infantil; saúde da criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License