SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Association between breastfeeding, obstetric factors and child development in northeast BrazilInterventions of health education in mothers of children with cerebral palsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

MORILLA, Carla Matheus; CALDAS, Carla Andrea Cardoso Tanuri; SCARPELLINI, Amanda Cristina Alcantara Verceze  and  DOS SANTOS, Patricia Leila. Recursos familiares e promoção do desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 166-174. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.122707.

INTRODUÇÃO: A Paralisia Cerebral (PC) descreve um grupo de desordens permanentes do movimento e da postura, causando limitação da atividade, atribuído a um distúrbio não progressivo que ocorre no cérebro em desenvolvimento. Assim, a família da criança com PC torna-se essencial e será muito exigida, tanto para conduzir o desenvolvimento da criança num ambiente favorável quanto para a manutenção de suas condições de saúde. Um bom funcionamento familiar e uma variedade de estímulos ambientais podem ser decisivos para apoiar a criança com PC. OBJETIVO: Analisar a dinâmica familiar e a disponibilidade de recursos promotores de desenvolvimento infantil presentes no ambiente familiar de crianças com Paralisia Cerebral. MÉTODO: Foi recrutada uma amostra de 25 mães de crianças com PC seguidas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. As mães preencheram a Escala de Avaliação da Coesão e Adaptabilidade Familiar (FACES IV), o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF) e um questionário sociodemográfico. RESULTADOS: A idade média das mães foi de 32,3 (±7,6) anos, 68% com pelo menos o ensino fundamental completo e 80% viviam com companheiro. A idade média das crianças foi de 48,0 (±15,5) meses; 56% delas eram meninas e 68% das crianças da amostra frequentava creche ou pré-escola. Foram observadas correlações moderadas entre recursos ambientais e funcionamento familiar (0,39<r<0,70), sendo que as escalas indicativas de boa funcionalidade familiar do FACES IV apresentaram correlações positivas com o escore geral do RAF. CONCLUSÃO: As crianças com PC têm poucas oportunidades de participação em atividades fora da casa, mas tem recebido uma boa oferta de recursos em seus lares. O bom funcionamento ou dinâmica familiar mostrou associação com a maior oferta de recursos no ambiente doméstico.

Keywords : paralisia cerebral; familia; desenvolvimento infantil; fatores de proteção; relações familiares.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License