SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Family resources and promotion of development of children with cerebral palsyPrevalence and factors associated with low lumbar strength in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

ANDRADE, Micheline Maria Girão de et al. Intervenções de educação em saú de em mães de crianças com paralisia cerebral. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 175-181. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.126857.

INTRODUÇÃO: O desempenho funcional de crianças portadoras de paralisia cerebral sofre influência direta das orientações terapêuticas oferecidas aos cuidadores. OBJETIVO: Avaliar os efeitos de intervenções educativas em saúde no conhecimento de mães de crianças com paralisia cerebral sobre as orientações recebidas da equipe multiprofissional em relação ao tratamento de seus filhos MÉTODO: Estudo intervencional qualitativo desenvolvido em três etapas entre os meses de abril a outubro de 2015 no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce da Universidade Federal do Ceará. As participantes foram seis mães de crianças com paralisia cerebral. Na 1ª etapa utilizou-se a técnica de entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas na íntegra para apreensão e exploração dos discursos; na 2º etapa, levando-se em conta a saturação e categorização dos discursos, foi desenvolvido e aplicado pelas pesquisadoras um protocolo dividido em oito intervenções de educação em saúde no grupo de mães e na 3ª etapa as entrevistas individuais foram refeitas para nova exploração e comparação dos discursos. A análise dos dados dos discursos foi feita por meio de análise de conteúdo conforme a proposta de Bardin RESULTADOS: Relatos de satisfação em receber o cuidado, melhoras no manuseio das crianças, maior segurança na execução das orientações terapêuticas, maior percepção sobre o desenvolvimento da criança com o tratamento e maior preocupação com o autocuidado. CONCLUSÃO: As intervenções promoveram uma melhor percepção das mães de crianças com paralisia cerebral acerca das orientações terapêuticas recebidas da equipe de saúde, na medida em que se baseiam no modelo centrado na família oferecendo condições às mães para o o enfrentamento e redução da sobrecarga física, emocional e psicológica; através do autocuidado em saúde, e informações acerca de meios e adaptações para a continuidade adequada da assistência à criança.

Keywords : paralisia cerebral; conhecimento; cuidadores; educação em saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License